Sesi incentiva o uso da bicicleta
Kamila Schneider
Como não é possível exigir que a população deixe seus carros na garagem, o jeito é estimular esse hábito. Foi pensando nisso que o Sesi/SC criou o projeto “Deslocamento ativo dos trabalhadores, com uso de bicicleta, na indústria”. Baseada nos dados de uma pesquisa própria, que indicou que 13,1% dos trabalhadores das indústrias catarinenses utilizam a bicicleta como forma de deslocamento ao trabalho, a entidade resolveu apostar na ideia para incentivar ainda mais o uso desse meio de transporte.
Por meio da pesquisa, o Sesi/SC constatou que há um declínio desse hábito nos últimos anos no Estado, mesmo nas cidades com uma cultura mais enraizada em torno do uso da bicicleta,. “Dessa forma, pensamos em resgatar essa atividade e unir ao uso da bicicleta como atividade física e à questão ambiental”, afirma a coordenadora do centro de tecnologia social do Sesi/SC, Angélia Berndt.
Iniciada em outubro de 2010, a pesquisa trabalha com um processo de mudança de comportamento, baseando-se em atividades educativas para desenvolver o comportamento ativo em relação à bicicleta, descreve Angélia. O projeto está sendo desenvolvido e encubado dentro de uma empresa catarinense, onde os pesquisadores podem analisar as atividades e avaliar os resultados.
A fase de elaboração do projeto – aprovado pelo edital Senai/Sesi de Inovação - segue até fevereiro de 2012, ano em que o Sesi/SC irá comercializar o produto para as empresas.
Além de reduzir o impacto ambiental, a utilização da bicicleta encurta o tempo de deslocamento – sendo indicada para trajetos de até sete quilômetros -, diminui o risco de acidentes graves e representa economia para o trabalhador.
Matéria publicada na Revista Mercado Brasil, edição 82. Edição: Cristiano Escobar Maia. Arte: Roberto Lanznaster.
Leia também:
Que futuro queremos?
Alternativas e viáveis
O que você acha do projeto desenvolvido pelo Sesi? Dê sua opinião!
Nenhum comentário foi encontrado.