Compra sustentável
Kamila Schneider
Se a produção não sustentável traz prejuízos inestimáveis para o meio ambiente, é nas mãos do consumidor que se encontra parte da solução. Foi pensando nessa ligação entre produção e consumo que o Centro de Estudos em Sustentabilidade - GVces da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas - FGV-EAESP criou o Catálogo Sustentável.
“Trata-se de uma plataforma educativa que tem como objetivo promover o consumo racional e eficiente”, descreve a coordenadora do programa Consumo Sustentável do GVces, Luciana Betiol, que também é responsável pelo catálogo.
A ideia surgiu em 2008, após a constatação de que não havia um espaço confiável de informações sobre produtos e serviços de empresas que demonstrassem preocupação em relação ao impacto ambiental de sua produção, consumo e descarte, conta Luciana.
As empresas que constituem o catálogo são selecionadas a partir de uma série de critérios. Estes estão agrupados em grandes áreas, como eficiência energética, origem renovável, biodegradabilidade, solubilidade em água, gestão de resíduos e impactos globais.
Infelizmente, produtos diferenciados tem refletidos em seus preços os custos de serem ambientalmente corretos. Por isso, afirma Luciana, criar uma consciência ambiental é fundamental para convencer o comprador de que uma compra barata a curto prazo pode provocar grandes impactos ambientais, refletindo em impactos financeiros a longo prazo.
“Isso irá estimular o comprador a exigir do setor produtivo buscas na melhora de seus sistemas de produção e na elaboração dos produtos. Mas apenas a conscientização não resolve todo o problema. Há a necessidade de ferramentas para operacionalizar esse novo paradigma e o catálogo é uma delas”.
Conheça mais:
Catálogo Sustentável: www.catalogosustentavel.com.br
Matéria publicada na Revista Mercado Brasil, edição 81. Edição: Cristiano Escobar Maia.
O que você acha do catálogo sustentável? Dê sua opinião!
Nenhum comentário foi encontrado.