Projeto busca implantação de VLT
Mobilidade urbana e sustentabilidade. Esses são os principais objetivos do projeto que prevê a instalação de um Veículo Leve sobre Trilhos – VLT entre Jaraguá do Sul e Guaramirim, SC. Desenvolvido pela Câmara Temática VLT, que faz parte do Fórum Permanente de Desenvolvimento – PróJaraguá, o projeto pretende reaproveitar um percurso de 23 quilômetros da linha férrea central dos municípios para utilizar como meio de transporte coletivo.
O trajeto programado para o VLT cruzaria parte dos municípios, ligando o bairro Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul, ao Caixa D’Água, em Guaramirim. De acordo com o diretor de cadastro técnico da Prefeitura de Guaramirim, Fábio Luiz Pereira, que integra a câmara temática, o grupo que desenvolveu o projeto estudou três ações que poderiam utilizar o espaço ocupado pelos trilhos para melhorar a mobilidade urbana.
Além do VLT, que poderia reaproveitar os trilhos, o grupo estudou a possibilidade de implantação de uma avenida ou uma via exclusiva para ônibus no local. Conforme Pereira, apesar de também serem boas alternativas para o trânsito difícil das cidades, nenhuma das duas opções trazem tantos benefícios como o VLT, principalmente por incentivarem o uso de veículos com maior índice de emissão de CO2.
Após a análise, a câmara temática conclui que o VLT é o transporte que melhor atenderia às necessidades da região. O veículo seria uma forma eficaz de transporte coletivo, mais barato, seguro, rápido e confortável do que os ônibus circulares. Além disso, ao prezar pelo transporte coletivo a tendência é haver diminuição no número de veículos individuais nas estradas, reduzindo a poluição, explica Pereira.
Segundo Pereira, é fundamental que haja uma integração entre as linhas de ônibus e o VLT, já que o sistema de transporte por trilhos funciona em um espaço delimitado. Com a integração dos dois sistemas, a população terá um serviço de transporte de maior qualidade e menor custo, podendo optar pelo meio de transporte que mais atender às suas necessidades.
Para Pereira, outro benefício que o VLT irá trazer está ligado ao resgate histórico da linha férrea, que foi uma das grandes responsáveis pelo crescimento da região. Ele acredita que essa é uma forma de aproveitar o esforço já dedicado à criação dessa linha, além de permitir que ela venha a impulsionar novamente o crescimento dos municípios.
Por enquanto, o projeto está em fase de desenvolvimento para comprovar a viabilidade da instalação do sistema na região. Recentemente, os profissionais que integram a câmara temática visitaram a cidade de Cariri, no Ceará, para conhecer de perto como funciona o VLT e como a população vê o transporte. O grupo está em busca do apoio da iniviativa privada e pública para viabilização da obra, que deve custar, em média, R$ 50 milhões, afirma Pereira. A estimativa é que o nosso sistema transporte até 100 mil pessoas por mês na região. Além do apoio financeiro, o grupo também trabalha na divulgação e sensibilização da comunidade em relação ao projeto.
Linha férrea Jaraguá do Sul / Guaramirim
Leia também:
Veículo Leve sobre Trilhos: transporte alternativo e sustentável
O que você acha do projeto de implementação do VLT em Jaraguá do Sul e Guaramirim? Dê sua opinião!
Nenhum comentário foi encontrado.